Faith No More - King for a Day... Fool for a Lifetime (1995): Evidências.


Tinha tudo para dar errado. A começar pela demissão do guitarrista Jim Martin em 1994. Enviaram um fax para o cara, dizendo que ele deveria se dedicar às plantações de abóboras, e fim da história...

E DEU ERRADO

Bem, e a verdade é que deu errado.
O quinto álbum dos californianos não foi um sucesso do ponto de vista comercial, vendeu aproximadamente 1,5 milhão de cópias.

Não, eu não estou fumando cravo... 1,5 milhão pode ser um resultado expressivo, se olhado isoladamente, mas lembre-se que o álbum anterior, Angel Dust, vendeu 3,1 milhões.

Entendeu o tamanho do fracasso?
King for a Day... Fool for a Lifetime foi recebido de maneira fria, em uma fase em que a maioria dos fãs cagavam e andavam para a banda. Estavam mais preocupados com a morte de Kurt Cobain.
Temer, ao ouvir FNM pela primeira vez.

SEGUE O JOGO

Ser comercialmente ruim pode ser uma boa notícia, então seguimos com o jogo... Não desista do álbum.
“Esse é provavelmente o álbum mais difícil da banda, em termos de complexidade sonora. Não à toa, o trabalho foi considerado pela Rolling Stone como uma playlist de gêneros aleatórios. E é isso mesmo. Falta de coesão, ou criatividade? Você decide.”
Rotular King for a Day... Fool for a Lifetime é missão impossível.
O conjunto transita do jazz ao nu metal (doa a quem doer). Se tivesse que escolher apenas uma palavra para descrever o álbum, imprevisível cairia como uma luva.

IMPREVISIBILIDADE

Afinal, o que podemos falar de um disco gringo que tem uma música chamada Caralho voador?
A pegada é quase bossa nova, a letra é nonsense, e o sotaque de Mike Patton é impagável... É tipo o Joel Santana falando inglês. Só que bêbado.
De tim muvedi to de lefti.

Aliás, as referências ao Brasil não ficam só em Caralho voador (ufa).
A principal faixa de King for a Day... Fool for a Lifetime é Evidences. Com uma pegada bem jazzeada, Evidences não é apenas a melhor música do álbum, mas também uma clara referência e homenagem ao hino nacional brasileiro.

UM BELO FRACASSO

Não deu certo. Não deu dinheiro. A banda praticamente acabou depois disso. Esse é o resumo do que King for a Day... Fool for a Lifetime representou para o Faith No More.
É muito longo. Algumas músicas são pessimamente trabalhadas. O tecladista sai para comer a Courtney dar um rolê e desaparece.

Apesar dessa enxurrada de más notícias, vale ressaltar que o fracasso deu certo. Esse é, tardiamente, um dos álbuns mais reconhecidos do conjunto.

Seja pela ousadia ou pela diversidade, o conservadorismo musical dos anos 90 não entendeu muito bem o que os californianos queriam aqui.
Não que alguém tenha entendido até hoje... Mas aprendemos a curtir!

Eu não posso dirigir. E agora aparece meu dedo enterrado no meu nariz.

--------------------------------

FICHA TÉCNICA:
Artista: Faith No More
Ano: 1995
Álbum: King for a Day... Fool for a Lifetime
Gênero: Metal Alternativo
País: Estados Unidos
Integrantes: Billy Gould (baixo), Mike Bordin (bateria), Mike Patton (vocal), Roddy Bottum (teclado), Trey Spruance (guitarra).

MÚSICAS:
1 - Get Out
2 - Ricochet
3 - Evidence
4 - The Gentle Art of Making Enemies
5 - Star A.D.
6 - Cuckoo for Caca
7 - Caralho voador
8 - Ugly in the Morning
9 - Digging the Grave
10 - Take This Bottle
11 - King for a Day
12 - What a Day
13 - The Last to Know
14 - Just a Man



--------------------------------

<< (1992) Angel Dust Album of the Year (1997) >>
Quem usa o Google Plus?

Sobre o Unknown

Depois de anos de estudo e dedicação à engenharia, percebi que era tudo um grande pé no saco. Joguei as coisas pro ar e fui para a ilha de Balboa (pode procurar no Google, ela existe!). Agora fico deitado na rede e ouço rock o dia todo.

0 comentários :

Postar um comentário